> TABOCAS NOTICIAS : Justiça dos EUA determina que esmeralda de quase 380 kg encontrada na Bahia seja devolvida ao Brasil

domingo, 24 de novembro de 2024

Justiça dos EUA determina que esmeralda de quase 380 kg encontrada na Bahia seja devolvida ao Brasil

Foto: Andrew Spielberger/AP
A Justiça dos Estados Unidos acatou o pedido de devolução da esmeralda Bahia ao Brasil, reconhecendo que a pedra de 380 kg, considerada a maior do mundo, foi extraída e exportada ilegalmente do país. A decisão foi proferida pelo juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, e reafirma a determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

A repatriação resulta de uma ação conjunta do Ministério Público Federal (MPF), Advocacia Geral da União (AGU) e Ministério da Justiça e Segurança Pública. A esmeralda será incorporada ao Museu Geológico do Brasil.

O Departamento de Justiça dos EUA deve formalizar a decisão até 6 de dezembro, e as partes têm 60 dias para recorrer. Atualmente, a pedra está sob custódia da Polícia de Los Angeles.

Histórico:
Lavrada em Pindobaçu (BA), a esmeralda foi exportada ilegalmente via São Paulo. Em 2017, dois acusados foram condenados pela Justiça Federal, e a peça foi declarada patrimônio da União. Com a decisão, a Justiça brasileira ordenou a expedição de mandado de busca e apreensão para repatriar o minério. A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do MPF, em conjunto com a AGU, pediu auxílio jurídico aos Estados Unidos para efetivar a repatriação e, há quase uma década, atua no processo para assegurar o retorno do mineral ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário