Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Durante a história, diversas versões explicam a criação da data, sendo a mais conhecida a de que a data foi criada pelo governo soviético de Mikhail Gorbachev, com o intuito de homenagear as figuras importantes na história do país. A verdade é que, desde 1909, com a instituição do Dia da Mulher, houve uma pressão para a criação de um dia para homenagear também os homens.
Em 1999, em Trinidad e Tobago, o Dia Internacional do Homem foi comemorado pela primeira vez, fomentado pelo professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, Jerome Teelucksingh, com o intuito de auxiliar os homens, ao alertá-los para os cuidados com a saúde. O professor escolheu o dia 19 de novembro, por conta da data representar o aniversário de seu pai.
No Brasil, a data é comemorada, desde 1992, no dia 15 de julho, por conta de uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, com o mesmo objetivo da data internacional. Por conta dos contextos históricos de opressão feminina, o Dia Internacional do Homem não possui a mesma representatividade do Dia da Mulher, comemorado em 8 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário