No mês de aniversário de Itabuna, a Prefeitura anunciou um pacote de obras com investimentos de cerca de R$ 70 milhões. Será executada a construção de uma nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando a Avenida Amélia Amado, no centro, à Rua João Teles, no Bairro da Conceição, um viaduto na rotatória do São Caetano, reconstrução da orla central da beira-rio e a segunda etapa do canal do Santo Antônio.
Os recursos são provenientes da tomada de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), cujas concorrências internacionais estão em fase de finalização para a contratação de empresas e início das obras.
Os investimentos em obras estruturantes na construção de obra de arte especial (viaduto), intervenções na infraestrutura na orla do Cachoeira e na nova ponte integram o Programa de Integração Urbana do Município de Itabuna – Bahia – Itabuna 2030, segundo a secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes e integram o projeto de acesso da cidade à BA-649.
O prefeito Augusto Castro (PSD) afirmou que o programa se destina a promover a recuperação urbana e ambiental, além da melhoria da mobilidade por meio da reestruturação e requalificação de vias estruturantes com a inserção de ciclovias.
“Além disso, a beira-rio ganhará elementos fundamentais acrescidos à sua bela paisagem com acessibilidade e arborização, implantação de galerias de drenagem pluvial e implantação de novas praças e equipamentos de lazer e esportes, em observância às áreas de preservação permanente do patrimônio ambiental do município” declarou.
Ele lembrou que o município apresenta problemas de infraestrutura urbana pela baixa cobertura de pavimentação, redes pluviais e de saneamento básico e descontinuidade das principais vias estruturantes, ocasionados pelo crescimento urbano e pela ocupação em áreas de preservação permanente (APP) às margens do Cachoeira, com impactos na mobilidade da população e o meio ambiente.
Segundo o prefeito, as principais vias do sistema viário urbano de Itabuna são descontínuas, ora pela segregação provocada pelo Rio Cachoeira, ora pelo crescimento desordenado e pela ausência de planejamento estratégico, e em alguns casos, ainda, contam com larguras reduzidas, prejudicando o fluxo de veículos e pedestres.
Atualmente, há cinco travessias, sendo duas passarelas e três pontes na área central para automóveis e pedestres, concentradas em apenas dois quilômetros da extensão da cidade. Somado a isso, a quantidade de veículos em Itabuna aumentou mais de 70% nos últimos 11 anos. Em 2010, eram 49.610 veículos rodando pela cidade, enquanto em 2021 já haviam 84.495 (SENATRAN – 2021).
Quanto ao canal do Santo Antônio, o prefeito Augusto Castro lembrou que na segunda etapa, a obra de revestimento será concluída. “No primeiro ano, começamos a executar a primeira etapa com 1,5 km extensão”, informou.
“Fizemos a completa limpeza da calha com a remoção de pouco mais de cinco mil toneladas de sedimentos, detritos, entulhos e lixo. Além disso, foram implantadas pela EMASA duas redes coletoras que recebem o esgoto, que antes era lançado no canal, para a destinação final através de dutos”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário