Centenas de pessoas lotaram a Catedral de São José neste domingo, dia 28, na Missa em Ação de Graças que celebrou os 114 anos de emancipação político-administrativa de Itabuna. O ato solene teve como oficiante o padre Gilvan de Oliveira Souza, pároco da Catedral de São José, e o diácono Sardinhada, concelebrante.
Na homilia, o celebrante fez um apelo aos candidatos a vereador e a prefeito que apresentem ao povo projetos que atendam a quem mais precisa. “Sei da preocupação do prefeito Augusto Castro, candidato à reeleição, que desde o início com as pessoas vulneráveis. Mas, estendo este apelo aos demais candidatos”, afirmou o padre Gilvan
“Ao povo digo, como pároco e cidadão, que devemos ser críticos, porque o cristianismo tem esse olhar. Mas devemos lembrar que o político é ser humano. Por isso, vamos cobrar com respeito para que haja harmonia e a democracia seja exercida na sua plenitude. Aos candidatos renovo o apelo para que apresentem ao povo projetos que atendam a quem mais precisa. Que Deus nos ajude a estar engajados nesse trabalho”, acrescentou.
A celebração religiosa, no templo do padroeiro São José, foi o ponto alto das festividades comemorativas do aniversário da cidade, tendo contado ainda com a participação do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e do deputado estadual deputado Fabrício Dias, além de vereadores, secretários e presidente de fundações municipais.
“A igreja lotada, é sinal do amor das pessoas por Itabuna e pelo santo padroeiro”, expressou dona Etelvina da Silva que compareceu à celebração mesmo sob as chuvas intensas que castigaram a cidade desde a madrugada. No início, uma das auxiliares do celebrante dedicou a missa aos avós, cuja data transcorreu na sexta-feira, dia 26, e às pessoas com deficiência.
A 1ª leitura foi da Carta de São Paulo (Efésios 4,1-6) enquanto o Evangelho (João 6,1-15) versou sobre o Sermão da Montanha, quando Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades e uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que Ele operava a favor dos doentes. Subiu ao monte e sentou-se aí com os seus discípulos. Como estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus, levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, operou o milagre da multiplicação dos pães e peixes.
Na sua saudação institucional aos fiéis, convidados e ao público, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, declarou que era com muita alegria que participava da Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade. “Itabuna é maior que todos nós. Precisamos pensar nas crianças e na juventude que é esperança. Como gestor cuidamos de todos na parceria com governos estadual e federal para que elevemos a cidade nos patamar que merece”. Depois, pediu: “Em nome do povo, peço aplausos a nossa cidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário