A vacinação de cães e gatos contra a raiva nos bairros de Itabuna prossegue com resultados satisfatórios, desde o dia 8 de julho. De acordo com os técnicos do DCZ, em média 600 animais estão sendo imunizados por dia pelas equipes de vacinadores. A vacinação contra a raiva também está ocorrendo na zona rural, nos finais de semana. As equipes já passaram por Mutuns e Roça do Povo. Neste domingo, dia 21, será no Serrado, com busca ativa nas propriedades rurais.
“Além da descentralização com ações nas praças públicas, estamos fazendo uma busca ativa, pois alguns tutores têm muitos animais e não conseguem levar todos eles até o ponto de vacinação”, afirmou a coordenadora do DCZ, Lorena Andrade.
Nesta sexta-feira, dia 19, a vacinação acontece nos condomínios residenciais Pedro Fontes 1 e 2, além do bairro São Roque até as 16 horas. A expectativa do município é bater 37 mil animais vacinados, superando a meta do ano passado.
Para receber a dose, o animal precisa estar saudável e no caso das fêmeas não gestantes. Os tutores também devem levar o cartão de vacina do cão ou gato. Mas, se não tiverem, o documento pode ser feito na hora.
A coordenadora do DCZ lembrou que somente no Bairro Califórnia foram imunizados 1.200 animais, o que comprova o cuidado da população local com os bichos. “Vale ressaltar que a raiva não tem cura e pode ser transmitida ao homem, através da mordida e arranhaduras do animal”, esclareceu Lorena Andrade.
Lorena ressaltou ainda que durante todo o ano a vacinação acontece no Centro de Controle de Zoonoses (DCZ), na Rua São José, no Antique. “Mesmo fora da campanha, os donos podem levar os animais para lá, das 8 às 16 h, para tomarem a vacina”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário