> TABOCAS NOTICIAS : STF manda arquivar inquérito sobre campanha contra PL das Fake News

sexta-feira, 21 de junho de 2024

STF manda arquivar inquérito sobre campanha contra PL das Fake News

Alexandre de Moraes acolheu pedido da PGR, que não viu prática de crimes por parte do Google e do Telegram
Andressa Anholete/SCO/STF
A propagação de posicionamento contrário a uma proposta legislativa, mesmo com intenção de privilégio de interesse próprio, não configura intuito de abolir o regime democrático ou impedir o exercício regular dos poderes constitucionais. Além disso, sem adulteração das características de bens, produtos ou serviços anunciados, não há ofensa à proteção dos direitos básicos dos consumidores.

Com esse entendimento, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou, nesta quinta-feira (20/6), o arquivamento do inquérito que averiguava uma possível campanha abusiva das empresas de tecnologia Google e Telegram contra o Projeto de Lei das Fake News.

Alexandre ainda ordenou o envio dos autos à Procuradoria Regional da República de São Paulo, responsável por uma investigação cível sobre possíveis abusos das plataformas no enfrentamento à desinformação e à violência no mundo digital.

O inquérito criminal contra os diretores brasileiros de Google e Telegram foi aberto pelo ministro em maio do ano passado a pedido da PGR, provocada pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Leia tudo na conjur

Nenhum comentário:

Postar um comentário