> TABOCAS NOTICIAS : Prefeito sanciona lei que obriga gratuidade de sacolas recicláveis em estabelecimentos de Salvador

sábado, 15 de junho de 2024

Prefeito sanciona lei que obriga gratuidade de sacolas recicláveis em estabelecimentos de Salvador

Com a sanção da proposta, os empresários são obrigados a disponibilizar pelo menos uma alternativa sustentável aos consumidores
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) sancionou a mudança na lei proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), que trata sobre a alteração da regra que propõe o fim das sacolas plásticas não recicláveis no município.

Com a sanção da proposta, os empresários são obrigados a disponibilizar pelo menos uma alternativa sustentável, de forma gratuita, para os consumidores. A medida consta no Diário Municipal Oficial (DOM), de sexta-feira (14). A medida começa a ter validade legal a partir do dia 13 de julho.

“São três tipos de sacolas que podem ser utilizadas, mas o estabelecimento escolhe uma dessas que seja gratuita, seja a reciclável, biodegradável ou de papel, uma dessas tem que ser gratuita para o consumidor”, disse Muniz em entrevista coletiva na sessão, na última terça-feira (11).

A alteração, segundo Muniz, se fez necessária devido à “ganância” dos empresários.

O vereador ainda destaca que o estabelecimento que descumprir a lei será punido com multa. “A lei entra imediatamente em vigor, e a Codecon, com certeza no início do mês de julho, já vai fazer as fiscalizações da gratuidade. Qualquer problema que tiver, a população pode ligar para a Codecon, que, com certeza, vai fazer a fiscalização correta e irá multar aqueles estabelecimentos que não estiverem cumprido a Lei.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário