> TABOCAS NOTICIAS : No Brasil, diabetes é mais frequente entre mulheres

terça-feira, 25 de junho de 2024

No Brasil, diabetes é mais frequente entre mulheres

Em Rondônia, doença é a segunda mais frequente
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 20 milhões de brasileiros convivem com a doença. Uma pesquisa feita pelo Vigitel em 2023, aponta que as mulheres são mais afetadas: 11,1% têm diagnóstico, enquanto a taxa entre homens é de 9,1%.

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Rondônia apontam para o mesmo resultado da pesquisa, indicando que o diabetes é a segunda doença mais frequente entre mulheres do estado, somando 5.778 casos só em maio de 2023.

Para Juan Boado, médico e diretor Técnico do Hospital Bom Pastor, localizado em Guajará-Mirim (RO), o diagnóstico elevado entre mulheres pode ser explicado pela busca de cuidados com a saúde.

"As mulheres já têm o costume de realizar consultas com o ginecologista para fazer, por exemplo, o exame de rastreamento do câncer de mama. Consequentemente, há mais oportunidades de identificar doenças crônicas como o diabetes", explica o médico obstetra.

Como identificar diabetes
O diabetes é uma condição caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. Segundo a SBD existem quatro tipos da doença. Em geral, os principais sintomas são fome e sede excessivas, além de sentir vontade de urinar várias vezes ao dia.

1. Tipo 1: com menos casos, a doença é mais frequente em adultos, que podem apresentar, além dos sintomas principais, a perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náuseas e vômito.

2. Tipo 2: comum, ela está diretamente ligada ao sobrepeso, sedentarismo, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Nesse caso, o paciente pode apresentar formigamento nos pés, infecções frequentes na bexiga, rins e pele, feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.

3. Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA): ela representa um estágio mais avançado do tipo 2 e, portanto, tem os mesmos sintomas, porém com desenvolvimento mais lento.

4. Gestacional: ela pode apresentar sintomas como a boca seca, náuseas, visão turva e infecções frequentes. Porém, nem sempre os sintomas da são identificáveis, por isso é importante verificar a glicose a partir do sexto mês de gestação.

“É preciso alertar para a construção de uma cultura de saúde preventiva para evitar o diabetes. Adotar a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável pode se tornar algo prazeroso quando aliado a rotina de forma que faça sentido para cada um”, indica Juan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário