O Programa de Apoio ao Trabalhador e às Empresas (PROATE), da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), encaminhou 1.466 pessoas ao mercado de trabalho em fevereiro deste ano. Entre as aéreas que mais absorveram mão de obra, estão comércio, indústria e serviços.
O programa de intermediação de mão de obra da Prefeitura de Itabuna foi reativado na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Nos últimos 6 meses, contactou aproximadamente 7 mil pessoas para vagas de trabalho.
O coordenador do PROATE, Alessandro Matos, disse que o saldo é animador e acompanha o resultado também positivo registrado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que apontou um saldo de 323 vagas nesse período.
“O programa do município só tem seis meses de reativado e está com boa aceitação pelas empresas”, disse Alessandro.
Ele destaca o setor a chegada em Itabuna do setor atacadista de alimentos, como impulsionador de novas vagas. “Só em uma rede de supermercado 300 pessoas foram encaminhadas para entrevista de emprego”, disse.
Atualmente, o PROATE tem um banco de dados com 10 mil pessoas cadastradas. Os interessados devem ir até ao Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, das 8 às 13 horas, portando currículo e um documento pessoal com foto.
Mas, as empresas também podem acessar o banco de dados e fazer contato direto com candidatos às vagas. “Essa ferramenta está disponível para pequenos e grandes empresários que precisam de mais mão de obra”, disse Alessandro.
OFICINA
No próximo dia 23, às 9 horas, o PROATE vai realizar uma oficina gratuita no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é orientar as pessoas como elaborar um curriculum vitae e como se portar em uma entrevista de emprego, além de orientações sobre Inteligência Emocional.
As inscrições devem ser feitas na sede do PROATE. Ao todo, 80 vagas estão sendo oferecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário