> TABOCAS NOTICIAS : Chuva em Salvador: Mais de 120 pessoas são abrigadas em escolas após precisarem sair de casa

terça-feira, 9 de abril de 2024

Chuva em Salvador: Mais de 120 pessoas são abrigadas em escolas após precisarem sair de casa

O número foi atualizado pela prefeitura nesta terça-feira (9)
Foto: TV Bahia
Após mais um dia de fortes chuvas em Salvador, 126 pessoas estão acolhidas em escolas municipais. O número foi atualizado pela prefeitura nesta terça-feira (9). Conteúdo G1

Segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), os cidadãos foram recebidos em Unidades de Acolhimento Provisório para Adultos e Famílias Desalojadas e/ ou Desabrigadas, como são chamadas as unidades de ensino usadas na operação.

Há pessoas assistidas em oito desses espaços montados nas comunidades. 

A divisão consiste em:
43 pessoas na Baixa do Cacau
32 na Voluntários da Pátria
16 na Moscou
14 na Irmã Dulce
13 na Mangabeira
4 no Bom Juá
3 na Bosque Real
1 na Mangueira/ Olaria

As equipes da Sempre seguem de prontidão em outras cinco localidades para assegurar alojamento imediato, em condições dignas e de segurança à população que venha a necessitar.

De acordo com a pasta, no ato do acolhimento é disponibilizada a alimentação, kit de limpeza, kit de higiene pessoal e kit dormitório. Os técnicos realizam ainda escuta, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais, orientação sociofamiliar e encaminhamento para os serviços socioassistenciais.

Prejuízos na cidade
Chove forte em Salvador desde o fim de semana, mas a segunda-feira (8) provocou maiores transtornos. A Defesa Civil da cidade (Codesal) registrou mais de 100 deslizamentos de terra, mais de 40 ameaças de desabamentos e 80 avaliações de imóveis alagados.

Entre as ocorrências, a garagem de um prédio que se rompeu no bairro do Politeama, atingindo quatro veículos. O deslizamento de terra que se formou destruiu ainda o teto da sede da Superintendência de Trânsito (Transalvador), no Vale dos Barris.

Já nesta terça, o boletim da Codesal registra:
141 deslizamentos de terra
110 ameaças de deslizamento
121 avaliações de imóvel alagado
17 desabamentos de muro

Os números foram atualizados pelo sistema da Defesa Civil às 21h.

Bairro ilhado e ruas alagadas
Moradores da Rua Norte 2, no bairro de São Cristóvão, seguem ilhados há mais de 30 horas. Eles relatam que tiveram as casas invadidas pela água do temporal e da barragem do Rio Ipitanga 1, que abriu as comportas.

Com as chuvas, o Rio Ipitanga transbordou e foi preciso abrir as comportas da barragem, o que alagou os bairros de Cassange, Parque São Cristóvão e Mussurunga.

O nível da água começou a baixar na tarde desta terça (9), mas os prejuízos permanecem. Casas foram inundadas, estragando móveis e a estrutura das residências.

Previsão é de tempo fechado
Para quarta-feira (10), a previsão é de mais chuva em Salvador. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a diminuíção no volume de água apenas para o dia seguinte.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos primeiros nove dias de abril choveu 380,6 milímetros, acumulado 34% acima de toda a média esperada para abril, que era de 285 milímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário