> TABOCAS NOTICIAS : Ministério da Saúde emite alerta contra automedicação e métodos caseiros em tratamento contra a dengue

quarta-feira, 27 de março de 2024

Ministério da Saúde emite alerta contra automedicação e métodos caseiros em tratamento contra a dengue

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério da Saúde emitiu um alerta nesta terça-feira (26) contra os tratamentos caseiros e a automedicação em pacientes com dengue chikungunya. O órgão ressaltou que as condutas podem piorar o estado de saúde de pessoas com a doença e aumentar o risco de morte.

A pasta alertou e chamou atenção que a automedicação pode causar reações graves e hemorragias. No documento, foi informado especialmente que os anti-inflamatórios como a aspirina, o ibuprofeno e a nimesulida, aumentam o risco de sangramentos.

Outra questão preocupante é a utilização de tratamentos alternativos como os remédios caseiros. Não há evidências científicas que respaldam a eficácia de ingestão de sucos e chás feitos a partir de frutas ou de plantas como boldo, inhame, cana-de-açúcar e limão como um atenuante contra os sintomas da dengue.

Foi listado ainda as orientações que devem ser realizadas para o tratamento da dengue chikungunya. Entre eles estão o repouso, ingestão de líquidos; uso de dipirona ou paracetamol com base na orientação de um profissional de saúde para dor e febre; não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme; retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário