As associações União para a Agricultura Familiar e Economia Solidária do Litoral Sul da Bahia (AUNAFES), dos Agricultores e Produtores da Agricultura Familiar da Bahia (ASSGRIBAHIA), a Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST) e a Associação Reviver estão habilitadas pela Prefeitura de Itabuna para o fornecimento da alimentação escolar das cerca de 90 escolas da Rede Municipal de Ensino.
O processo da Chamada Pública nº 004/2023 realizado no ano passado pela Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, foi homologado na quinta-feira passada, dia 15, pelo prefeito Augusto Castro (PSD). O resultado é válido para o primeiro semestre. Até o final de junho, os pequenos agricultores e agricultores familiares fornecerão produtos hortifrutigranjeiros (legumes, frutas, leguminosas, entre outros), produzidos na área rural de Itabuna.
A técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da Secretaria Municipal da Educação, Vandete Nascimento Carvalho, ressaltou a importância de uma alimentação variada e de qualidade na alimentação escolar que, além de proteger os alunos contra a má nutrição em todas as suas formas, também ajuda a evitar doenças a exemplo de diabetes, AVC, câncer entre outros agravos à saúde.
Vandete explicou ainda que o PNAE também contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e a formação de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes da rede pública municipal. “Com uma alimentação balanceada, de qualidade e bastante nutritiva, os nossos alunos se desenvolverão melhor, inclusive no rendimento escolar e aprendizado”, assegurou a técnica do PNAE.
Ela afirmou também que a alimentação escolar atende todos os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino nas áreas urbana e de campo, privilegia a compra dos alimentos diretamente dos produtores rurais do município e ainda garante a frequência escolar dos alunos. “A escola que oferece conhecimento, interação social e uma boa alimentação escolar tem mais alunos matriculados”, disse Vandete Nascimento Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário