O curso da UnB para idosos leva empoderamento e conhecimento a pessoas com mais de 60 anos e combate o etarismo
Foto: Reprodução/UniSER
A Universidade de Brasília (UnB) está com inscrições abertas para a Universidade do Envelhecer (UniSER), um programa gratuito com ações educativas e integrativas para idosos. (Por Vitor Guerra / SNB) Com informações de R7 e UnB
O Programa Universidade do Envelhecer foi criado para ressignificar a forma como as pessoas lidam com a velhice. Além de estimular a cidadania, empoderamento e desenvolvimento humano de pessoas com mais de 45 anos, o curso também valoriza o aprendizado e a convivência em espaços multidisciplinares.
Ao todo, serão 100 vagas para cada uma das três unidades, Águas Claras, Candangolândia e Gama, todas no Distrito Federal. “Me trouxe uma nova narrativa da ‘envelhescência’ na minha vida. Esse empoderamento me fez sair de dentro de um quadrado de família e casa, e buscar novas perspectivas”, disse Andréia Moura, gestora comercial e participante da UniSER.
Empoderamento na terceira idade
O etarismo – discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade – não tem vez aqui!
A proposta da UniSER é retificar a forma como se enxerga o envelhecimento.
“É uma reedição da velhice.É a gente ter uma nova compreensão do que é ser velho, por isso que é ‘ser’, o que é ser? É esse ser humano, porque a velhice é uma fase e nós temos que aprender a lidar com ela, igual aprendemos a lidar com a infância e a juventude”, explicou Kerolyn Ramos, coordenadora de gente e gestão da Universidade.
Os alunos formados no curso se tornam agentes de transformação social e política, atuando para ampliar as capacidades na vida adulta e de idosos da comunidade.
Quem fez aprova!
As aulas são dinâmicas e os estudantes aprendem a construir um caminho de políticas públicas para o envelhecimento, por exemplo.
Além disso, também são lecionadas aulas de Envelhecimento e Saúde, Arte e Cultura, Projetos Integradores, Vivência e Atividades.
Cleunice Pereira de 66 anos foi aluna da UniSER e disse que descobriu o curso por acaso, em uma roda de conversa.
“Eu nem queria fazer, mas minha filha disse pra eu fazer que seria muito melhor do que ficar dentro de casa”, explicou.
Já Gilberto, pedagogo por formação, disse que a UniSER transformou a vida dele e da mãe.
“É muito impactante, saia da gavetinha ou do aquário e tem um mar te aguardando. A UniSER foi um oceano”, disse o pedagogo sobre tudo que aprendeu durante o curso.
Inscrições abertas
A Universidade de Brasília está com inscrições abertas até 29 de fevereiro de 2024.
Ao todo, 100 pessoas serão convocadas e outras 100 ficarão em cadastro de reserva.
O início das aulas será no dia 18 de março de 2024 e o curso tem duração de 3 semestres.
As aulas e atividades extracurriculares são de segunda a sexta das 14h às 18h.
Vestibular para idosos
Além disso, pensando em ampliar ainda mais o acesso de idosos a Universidade, a UnB preparou um processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais.
A novidade foi anunciada pela Câmara de Direitos Humanos e o edital deve ser publicado em breve.
“O processo seletivo será uma redação. Já no primeiro semestre de 2024 vamos ter ingressos por meio dessa política”, disse a reitora Márcia Abrahão.
A reitora também cobrou o engajamento da sociedade.
“Para que as ações da Política se concretizem é preciso que a comunidade se engaje e colabore”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário