Foi aprovado na Câmara de Itabuna um projeto que inclui representantes de cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
A proposta do vereador Israel Cardoso (Agir) tem como coautor o edil Gilson Souza (PL) e como relator Glaby Carvalho (PDT). Eles destacam a importância de a condição ser lembrada em instâncias que lutem por direitos, como saúde, cidadania, educação. “Como é notável que são crescentes os diagnósticos, se justifica a busca por apoio e cuidado com os autistas”, pontuam.
Para respaldar o alcance do projeto, os vereadores mencionaram aConvenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Ela prevê o dever de “assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação”,
Ainda sobre a dimensão do público-alvo,o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) computa a existência de dois milhões de autistas no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário