Por Nuno Krause / BN
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O Vitória se tornou o terceiro clube na história a ser campeão da Série B no ano seguinte à participação na Série C. Com o título conquistado nesta terça-feira (14), o Leão igualou os feitos de Fortaleza e Bragantino, que faturaram a Segundona em 2018 e 2019, respectivamente.
O Rubro-Negro baiano conquistou 69 pontos em 36 rodadas. A confirmação do título veio após o empate entre Guarani e Criciúma, no Brinco de Ouro. O Tigre era o único adversário capaz de alcançar o Vitória, mas precisaria vencer a partida.
UMA LONGA JORNADA
A jornada pelo título brasileiro começou na Série C do ano passado. Depois de um ano com "mais baixos do que altos", o Vitória conquistou o acesso na última rodada do quadrangular final da competição.
Com gol de Dionísio, o Leão empatou com o Paysandu na Curuzu, em Belém (PA), chegou aos nove pontos e terminou a fase final na segunda colocação do Grupo B.
A torcida começou 2023 com a esperança de dias melhores. A frustração, no entanto, veio logo no primeiro trimestre. O time foi eliminado do Campeonato Baiano, da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil.
Apesar disso, os rubro-negros não desistiram do clube. Lotaram o Barradão em cada rodada da Série B e, ao final, finalmente puderam sorrir. Depois de 124 anos, o Vitória conquistou seu primeiro título nacional.
Em 36 jogos disputados até o momento, a equipe treinada por Léo Condé acumulou 21 vitórias, seis empates e nove derrotas, com 48 gols marcados e 28 sofridos. O aproveitamento é de 63,9%.
O Vitória volta a campo no próximo sábado (18), no Barradão, às 17, quando recebe o Sport pela 37ª rodada da Série B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário