Liberação de nova lista, entretanto, só deve ocorrer após repatriação de cerca de 3 mil estrangeiros que já estão na fila para deixar a área de conflito
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após a repatriação de 32 nacionais, ocorrida na segunda-feira (13), o Brasil recebeu aceno positivo de Israel para a elaboração de uma segunda lista de brasileiros e familiares interessados em deixar a zona de conflito na Faixa de Gaza.
Conforme Lauro Jardim, no O Globo, os presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, devem se reunir para tratar do assunto, após as autoridades israelenses terem “dado ok” para a realização da nova lista.
Segundo a coluna, no entanto, a chegada de mais um grupo de brasileiros ao país ainda é um “sonho distante”, pois antes da liberação de novos nomes, devem ser priorizados os cerca de 3 mil pessoas de dezenas de nacionalidades que já estão na fila para cruzar a fronteira do Egito.
Ao receber o primeiro grupo de brasileiros, Lula prometeu que o governo não medirá esforços para repatriar todos os nacionais e familiares que tiverem interesse de deixar a zona de guerra.
“A gente vai tentar fazer todo o esforço que estiver ao alcance da diplomacia brasileira para tentar trazer todos os brasileiros que lá estão e que queiram vir para o Brasil. Inclusive, alguns companheiros que tinham parentes não brasileiros eu pedi para trazer e a gente trataria de legalizar as pessoas aqui no Brasil”, disse o presidente.
“Tem mais gente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Enquanto tiver lista e possibilidade da gente tirar uma pessoa, mesmo que seja uma só, a gente estará à disposição para mandar buscar as pessoas. Não vamos deixar nenhum brasileiro ficar lá por falta de cuidado do governo”, acrescentou Lula, afirmando ainda que não deixará ninguém para trás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário