Eles seguirão até Cairo, capital egípcia, onde embarcarão em um avião da Presidência da República rumo ao Brasil
Foto: Reprodução/Redes sociais
Os 33 brasileiros que estavam autorizados a cruzar a fronteira nesta sexta-feira (10), após conversa do ministro Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, já estão na Faixa de Gaza se deslocando agora de Khan Yunis para a cidade de Rafah, na fronteira com o Egito.
A fronteira de Rafah, que liga o Egito à Faixa de Gaza, é o único local para entrada e saída de pessoas ou mercadorias no enclave palestino. A expectativa é que eles saíam do Egito no sábado e cheguem ao Brasil no domingo.
Em um vídeo, Hasan Rabee, um dos 33 cidadãos que deixarão o território, mostrou o grupo em um ônibus a caminho do posto de passagem.
Eles seguirão, segundo a BandNews, até Cairo, capital egípcia, onde embarcarão em um avião da Presidência da República rumo ao Brasil. Eles devem voar para São Paulo e receberão ajuda do Ministério da Justiça para se reinstalarem no Brasil. A aeronave brasileira está há três semanas parado no Cairo.
Segundo o Itamaraty, Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam na quarta-feira (8), por fechamentos inesperados na fronteira. A Embaixada de Israel no Brasil negou que o país estivesse dificultando a saída e culpou o Hamas pela demora na liberação.
Até o momento, mais de 3.400 estrangeiros foram autorizados a deixar Gaza, sendo 36% com passaporte dos Estados Unidos.
Antes, mais de mil brasileiros que estavam em Israel e na Cisjordânia já haviam sido repatriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário