Por Tamara Nassif / Folha Press
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias
Um jingle chiclete invadiu o horário nobre da televisão desde o final de outubro. Em uma versão adaptada do hit "Cheguei", a cantora Ludmilla alardeia cupons, promoções, frete grátis e toda sorte de benefícios para quem decidir dar uma espiadela no aplicativo da Shopee neste sábado (11).
Não é uma data qualquer. Trata-se do "11.11", Double Eleven ou Dia dos Solteiros, um dos maiores chamarizes do calendário varejista global. A estratégia de marketing vem como uma dupla divulgação: enquanto promove a marca, também ajuda a consolidar o dia de ofertas no imaginário do consumidor brasileiro, já habituado às promoções de novembro da Black Friday.
Shein e AliExpress, outras duas gigantes asiáticas do comércio eletrônico, também se preparam para o dia de promoções mais agressivas do calendário. Somadas, as três vão disponibilizar R$ 34 milhões em cupons a duas semanas da Black Friday, marcada para o próximo dia 24.
A proximidade não é por acaso. O Double Eleven –inicialmente criado por universitários chineses para celebrar a solteirice, sem qualquer apelo comercial– virou a versão asiática da tradicional liquidação norte-americana, impulsionado por ações promocionais do grupo Alibaba, dono do AliExpress, em 2009.
Desde então, o Dia dos Solteiros virou um fenômeno varejista impulsionado pela China, dona do maior mercado consumidor do mundo. Lá, foram mais de US$ 156 bilhões em vendas no ano passado, segundo a empresa de análise Xingyun Data. Leia mais no bahianoticias
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