> TABOCAS NOTICIAS : Nobel de Medicina 2023 vai para dupla que ajudou a desenvolver vacinas contra a Covid

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Nobel de Medicina 2023 vai para dupla que ajudou a desenvolver vacinas contra a Covid

Além de uma medalha de ouro e um diploma, os premiados vão dividir cerca de R$ 5 milhões
Divulgação/Nobel Prize
A bioquímica húngara Katalin Karikó e o médico americano Drew Weissman levaram o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 2023. A dupla foi responsável por pesquisas que auxiliaram no desenvolvimento das vacinas de RNA mensageiro, fundamentais no enfrentamento da Covid-19.

“Por meio das suas descobertas inovadoras, que mudaram fundamentalmente a nossa compreensão de como o mRNA interage com o nosso sistema imunológico, os laureados contribuíram para o desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos”, justificou o comitê que define os vencedores. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Katalin Karikó nasceu em 1955 em Szolnok, Hungria. Ela concluiu o doutorado em 1982, na Universidade de Szeged, e nos anos seguintes realizou pesquisas de pós-doutorado na Academia Húngara de Ciências e na Temple University. Em 1989, foi nomeada professora assistente na Universidade da Pensilvânia, onde permaneceu até 2013. Depois disso, tornou-se vice-presidente da BioNTech RNA Pharmaceuticals. Desde 2021, é professora na Universidade de Szeged e na Universidade da Pensilvânia.

Drew Weissman nasceu em 1959 em Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele concluiu o doutorado pela Universidade de Boston em 1987 e fez pesquisa de pós-doutorado nos NIH (National Institutes of Health). Em 1997, Weissman estabeleceu seu grupo de pesquisa na Perelman School of Medicine da Universidade da Pensilvânia. Atualmente, ele é diretor do Penn Institute for RNA Innovations.

Além de uma medalha de ouro de 18 quilates e um diploma, os premiados vão dividir 11 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário