"Concursos ainda são muito mal feitos, não são os mais adequados", diz Haddad
Foto:Valter Campanato/Agência Brasil
Em meio à possibilidade de ser votada uma reforma administrativa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo está aberto para discutir a medida e defendeu que seja revisto a forma como são aplicados os concursos públicos no país.
“Os concursos ainda são muito mal feitos, eles ainda selecionam de forma enviesada e não são os mais adequados”, disse Haddad durante entrevista ao programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, que foi ao ar na noite deste domingo (17).
Na oportunidade, o titular da Fazenda ainda comentou sobre estágio probatório. De acordo com Haddad, esta fase inicial de uma carreira profissional, compreendido no período de 36 meses no qual se avalia o servidor nas funções do cargo para o qual foi nomeado, não é levado a sério no país.
Questionado sobre o fim da estabilidade do servidor em alguns cargos, porém, Haddad desconversou. “Se a gente selecionar bem, se a gente fizer um bom estágio probatório e se a gente fizer uma boa progressão de carreira, que efetivamente leve em conta o desempenho, você tem os ingredientes necessários para um bom serviço público”, afirmou.
Segundo o ministro, esses tipos de mudança poderiam ser feitas rapidamente. Haddad ainda frisou que o governo está aberto a encarar uma reforma administrativa, desde que debatida de forma correta.
“Essa é uma pauta que é da ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação. É uma pauta dela. Penso que ela vai falar cada vez mais do assunto, até porque é um assunto que está na ordem do dia”, afirmou. “Ela tem um diagnóstico muito razoável do que precisa ser feito”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário