Pesquisa divulgada neste sábado mostra que direito ao aborto e acesso às armas são os temas que mais polarizam a população
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha armas e aborto são os temas que mais dividem os brasileiros. A pesquisa que foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo neste sábado (1º), mostra que direito ao aborto e acesso às armas são os temas que mais polarizam a população. O desenho foi feito pelo Datafolha em um conjunto inédito de questões, feitas a 2.010 entrevistados em 112 cidades do dia 12 ao 14 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O resultado é uma mistura, em que o brasileiro em média defende a aceitação da homossexualidade, mas rejeita o casamento gay; acha que hoje em dia se vê racismo em tudo, mas concorda que negros têm menos acesso ao mercado de trabalho.
Questionado sobre se o aborto deve ser “um direito da mulher”, 44% dos brasileiros concordaram total ou parcialmente; na outra ponta, 52% discordam total ou parcialmente. Os demais foram indiferentes ou não souberam responder. Na divisão por grupos, não há diferença entre a visão de homens e mulheres (45% e 44% são favoráveis, respectivamente).
No entanto, o apoio fica acima da média entre os mais jovens, entre 16 e 24 anos. Nesse grupo, 61% afirmam que o aborto deve ser um direito da mulher. Já o tema do acesso a armas de fogo, um tabu rompido pela campanha constante de Bolsonaro por sua flexibilização, ora revertida por Lula, é ainda mais polêmico. São a favor do direito 50% dos ouvidos (33% totalmente, 17% parcialmente), enquanto 48% são contra (37% muito, 11% em parte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário