> TABOCAS NOTICIAS : Cinco partidos protocolam pedido de cassação contra Nikolas Ferreira

sábado, 11 de março de 2023

Cinco partidos protocolam pedido de cassação contra Nikolas Ferreira

Deputado acusado de fazer discurso transfóbico na quarta-feira (8) também discutiu com ex-BBB no avião nesta sexta (10)
Foto: reprodução TV Câmara
Dois dias depois de o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) proferir discurso debochando de mulheres trans, cinco partidos protocolaram pedido de cassação do parlamentar mineiro. A solicitação com a acusação de quebra de decoro foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL) e ao Conselho de Ética por PSOL, PT, PDT, PCdoB e PSB. As legendas consideram que o discurso de Nikolas Ferreira “é extremamente grave e atenta contra a ordem jurídica e social fixada pela Constituição Federal”, além de ferir “o disposto em diversos tratados e acordos internacionais que o país se comprometeu a observar.”

Em sessão pelo Dia Internacional das Mulheres, Nikolas Ferreira usou uma peruca loura, se apresentou como deputada Nikole e defendeu que as mulheres trâns “estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a a realidade”. No mesmo ato, a deputada Tábata Amaral (PSB-PE) chamou o deputado de “moleque” e anunciou que iria cobrar a perda de mandato do deputado do PL-MG. Desde 2019, a transfobia foi equiparada ao crime de racismo no país e passou a ser tratada como crime hediondo.

As falas de Nikolas Ferreira encontraram apoio dentro do PL, como o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan, e o presidente do partido, Valdemar Costa Neto. Entre os críticos, o presidente da Casa condenou o gesto. “O Plenário da Câmara dos Deputados não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos“, disse Arthur Lira, nas redes sociais.

O pronunciamento no legislativo não foi a única polêmica da semana. Nesta sexta-feira (1o), o deputado bolsonarista discutiu com a ex-BBB Ana Paula Renault. “E o decoro? E a cassação? E seus outros processos? Você expôs uma menina de 14 anos, estudante de um colégio de Belo Horizonte”, afirmou ela. “Você é mentirosa. Processa o que você quiser. Está passando vergonha. Ninguém perguntou a sua opinião”, rebateu o parlamentar. Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário