Nova ferramenta do Estadão, online e interativa, utilizou dados de levantamentos de 14 empresas
Fotos: Marcelo Camargo e Valter Campanato/Agência Brasil
Com o objetivo de calcular uma média para todos os levantamentos eleitorais, o Estadão lançou, na segunda-feira (30), um agregador de pesquisas. Ao todo, o jornal utilizou dados de 58 levantamentos realizados por 14 empresas para calcular o cenário mais provável da corrida eleitoral deste ano.
No momento, segundo a Média Estadão Dados, Lula (PT) tem 47% das intenções de voto, 18 pontos percentuais a mais que o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 29%. Em seguida, Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%.
Os pré-candidatos André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) aparecem empatados tecnicamente, com 2%. Outros concorrentes, somados, chegam a 3%.
Segundo o Estadão, até a manhã de segunda-feira (30) a diferença do petista para Bolsonaro era de 16 pontos, mas a conta mudou após a análise da pesquisa do instituto FSB/BTG.
A série histórica do agregador tem dados divulgados pelas seguintes empresas: Datafolha, Ipec (o antigo Ibope), Quaest, Paraná Pesquisas, Vox Populi, Sensus, MDA, PoderData, Ipespe, Ideia, Futura, FSB, Gerp e Real Time Big Data
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