> TABOCAS NOTICIAS : Governo não tem ações básicas para as aldeias e exclui indígenas urbanos da vacinação

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Governo não tem ações básicas para as aldeias e exclui indígenas urbanos da vacinação

Supremo aguarda a quarta versão do planejamento de ações para os territórios tradicionais ainda esta semana
Nara Lacerda**Brasil de Fato | São Paulo (SP) 
Governo ainda não conseguiu apresentar plano concreto para proteger indígenas durante a pandemia - Altemar Alcantara / Semcom.
O governo federal tem até esta sexta-feira (8) para apresentar uma versão concreta do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para Povos Indígenas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Será a quarta tentativa de convencer o STF que a gestão de Jair Bolsonaro tem políticas de proteção para essas comunidades. O que foi apresentado até agora é considerado genérico e a exclusão de mais de 400 mil indígenas do grupo prioritário para a vacinação completa a equação do fracasso.

Divulgado na segunda semana de dezembro, o plano de vacinação contra o coronavírus do Ministério da Saúde prevê a imunização de cerca de 410 mil indígenas. Segundo o último censo, no entanto, o total dessa população no Brasil já era de 890 mil em 2010.

O governo só pretende vacinar aqueles que são atendidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Na conta, deixa de fora quase 500 mil pessoas que não residem em aldeias e vivem em condições precárias nas regiões urbanas. Mais em https://www.brasildefato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário