> TABOCAS NOTICIAS : Aos 76 anos, idosa que aprendeu a ler e escrever depois dos 50 lança livro de poemas: ‘Hoje temos voz’

sábado, 21 de novembro de 2020

Aos 76 anos, idosa que aprendeu a ler e escrever depois dos 50 lança livro de poemas: ‘Hoje temos voz’

“O sonho de uma menina era estudar, mas a mulher que a criava só a fazia trabalhar. (…) O tempo foi passando e a menina bem mais velha não tinha esquecido seu sonho de estudar, ganhou um lápis quebrado e caderno rasgado escrito algumas vogais. Que alegria ficou, serviu para a vida toda um sonho que ela conquistou”.
O caderno rasgado descrito no trecho desse poema virou livro. A menina, uma escritora aos 76 anos.

A aposentada Maria da Conceição Paulo – ou Pretinha, como gosta de ser chamada e como é conhecida no bairro onde mora, Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte – aprendeu a ler e a escrever com 51 anos. Antes disso, só conhecia o “ABC” de ouvir falar. O livro dela, “Jardim de Rosa-Palavra”, será lançado em dezembro.

“Depois que aprendei a ler e a escrever nunca mais quis parar. Os casos, assuntos, conversas que escuto ou experiências da minha vida, foram parar no meu caderno. São 76 poemas, escritos por mim”, conta, orgulhosa.
Muito atuante em trabalhos sociais voltados para a terceira idade e integrante do grupo Meninas de Sinhá, Pretinha contou que tinha um caderno de poemas e, pouco tempo depois, apareceu gente interessada em publicar suas poesias. Mais em https://blogdovalente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário