Foto: Ilustrativa/Divulgação/Prefeitura de Porto Seguro
Anticorpos do novo coronavírus foram detectados em uma amostra de sangue de um paciente do estado do Espírito Santo coletada em 11 de fevereiro. No entanto, o primeiro caso confirmado da doença no Brasil aconteceu em 26 de fevereiro, 15 dias depois. A informação foi divulgada pelo seretário de Saúde do estado, Nésio Fernandes, nesta terça-feira (11).
Reportagem do G1 lembra que no Espírito Santo o primeiro registro de Covid-19 aconteceu em 5 de março.
A Secretaria de Saúde do ES identificou em amostras de doações de sangue coletadas entre dezembro do ano passado e os primeiros meses desse ano a presença dos anticorpos.
Nésio Fernandes afirmou que a paciente em que foram encontrados os anticorpos doou sangue para o hemocentro no município de Guarapari.
"Nós identificamos em uma amostra biológica datada de 11 de fevereiro os anticorpos para a Covid-19 em uma paciente que doou sangue para o Hemoes do município de Guarapari, que não viajou para o exterior e apresentou sintomas respiratórios um mês antes da doação de sangue, estando assintomática nos últimos 14 dias anteriores à doação de sangue. Nós notificamos o Ministério da Saúde. Os dados desse paciente serão preservados", afirmou o secretário.
Conforme reportagem do G1, Nésio Fernandes explicou que existem ainda outros casos em investigação em outros estados. O secretário de Saúde ainda afirmou que o assunto está sendo alinhado com o Ministério da Saúde.
"Nós estamos, de fato, com um caso registrado anterior ao primeiro do país. Existem relatos de outros casos em outros estados também. Nós vamos estabelecer com o Ministério da Saúde um alinhamento das investigações dos casos anteriores a 26 de fevereiro para que a gente consiga qual foi o primeiro do país", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário