> TABOCAS NOTICIAS : Volume de água liberado pela represa Pedra do Cavalo em dia de tremor estava previsto

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Volume de água liberado pela represa Pedra do Cavalo em dia de tremor estava previsto

Foto: Reprodução / TV Bahia
Devido aos tremores sentidos em várias regiões da Bahia neste domingo (30) - e que podem se repetir nos próximos meses (veja aqui) - a abertura da Barragem de Pedra do Cavalo, em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, preocupou a população local. A barragem liberou 40 metros cúbicos de água. Mas os responsáveis disseram que essa operação já estava programada.

De acordo com informações do Correio, uma das turbinas por onde a água é normalmente evacuada passou por manutenção e, por isso, o volume de água foi liberado através dos vertedouros. Em nota, a assessoria da Votorantim, responsável pela administração, informou que o procedimento é normal e segue as normas de segurança determinadas pelas autoridades.

Ainda segundo o informe, a quantidade de água que pode ser liberada foi aumentada após nova legislação. "Para atender a essa nova regra, o fluxo de água passará prioritariamente pelas turbinas da Usina podendo ser transferido para o vertedouro durante alguns períodos do dia, sem alterar a média diária estabelecida na regra operativa. Desta forma, durante a operação normal da Usina, será comum a população ver um pequeno fluxo de água no vertedouro”, destaca o informe. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário