O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta sexta-feira (7), um acordo com a empresa chinesa Sinopharm para testagem de uma vacina produzida pelos asiáticos na Bahia e nos demais estados do Nordeste.
De acordo com o governador, as tratativas devem ser concluídas na próxima semana e a expectativa é de que a vacina chegue à Bahia em 30 dias. Rui Costa informou que participou de uma teleconferência com o grupo chinês, responsável por desenvolver duas linhas de vacinas contra a Covid-19.
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas e a secretária de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro, também participaram da reunião. “Nós fizemos o contato com eles para que o Nordeste, e obviamente a Bahia, participassem dessa pesquisa. Eles concordaram e ainda hoje enviarão os documentos para que a gente assine um protocolo conjuntamente já na próxima semana.
A partir daí, pediremos autorização à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde, e também da Anvisa, para fazermos os testes dessa vacina”, explicou o governador. Ainda segundo Rui, se os testes forem aprovados, os lotes da vacina devem ser enviados em 30 dias. “Seriam em torno de 4 mil pacientes testados por aqui. Essa vacina já foi aplicada em 100 mil chineses e também em outros países”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário