> TABOCAS NOTICIAS : Alerta: Chikungunya pode provocar danos irreversíveis aos olhos

domingo, 2 de agosto de 2020

Alerta: Chikungunya pode provocar danos irreversíveis aos olhos

Se você mora na Bahia, certamente teve ou conhece alguém que foi diagnosticado com chikungunya este ano. O estado registrou mais de 10 mil casos da doença nos últimos meses, representando um aumento de mais de 800% em relação ao mesmo período no ano passado, segundo a Secretária de Saúde da Bahia (Sesab). 

A doença, além de desencadear uma série de sintomas já conhecidos pela população, também chama a atenção de especialistas por outra característica que pode ser desenvolvida: a uveíte.

De acordo com Dr. Frederico Faiçal, oftalmologista da Oftalmoclin e HOBrasil, empresas do Grupo Opty, a arbovirose pode provocar uveíte, doença que pode ser inicialmente confundida com conjuntivite viral, mas na verdade é uma inflamação intraocular que, se não tratada, pode comprometer totalmente a úvea, que é uma camada vascular média dos olhos que inclui a íris (parte colorida dos olhos), o corpo ciliar (músculos que controlam os olhos) e a coroide (estrutura que abastece a região com sangue). A inflamação pode atingir ainda o nervo óptico e a retina. CONTINUE LENDO »

Nenhum comentário:

Postar um comentário