Foto: Divulgação / CBV
Campeão olímpico de Vôlei de Praia em Atenas 2004, Emanuel Rego foi exonerado da Secretaria Especial de Esportes do Governo Federal nesta segunda-feira (15). Ele ocupava o cargo de secretário nacional de alto rendimento desde maio do ano passado após ter passado pelo comando da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A demissão foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). BN
Em 2019, o Ministério do Esporte deixou de existir e passou a ser uma secretaria especial vinculada ao Ministério da Cidadania. Emanuel era responsável pela gestão de projetos importantes, dentre eles o Bolsa Atleta. Ele fazia parte do governo Bolsonaro desde o início.
A exoneração de Emanuel sai cinco dias depois que sua esposa, a ex-jogadora de vôlei e senadora, Leila Barros (PSB-DF), criticou o ministro da Educação Abraham Weintraub. "A MP que autoriza Weintraub escolher reitores temporários para as federais durante a pandemia é um ataque à autonomia universitária. No que depender de mim, não aproveitarão a Covid-19 para tentar, mais uma vez, intervir nas universidades. Chega de retrocesso", escreveu a parlamentar de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Na segunda passada (8), o DOU trouxe uma republicação da nomeação de Emanuel para o cargo que ocupava, sem nenhuma razão. No mesmo dia, o perfil de Oswaldo Eustáquio, um influenciador bolsonarista, criticou: "O Ministro Onyx Lorenzoni nomeou hoje o marido da senadora socialista, opositora ao governo Leila do Vôlei (PSB-DF) para o cargo de Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Emanuel Rego recebeu Bolsa Atleta na gestão Aldo Rebelo em 2013. Ele está no governo desde 2019", escreveu no Twitter.
Emanuel não recebeu a Bolsa Atleta por causa de Rebelo. Ele era jogador de alto rendimento quando jogava e tinha os requisitos para o benefício. No entanto, desde a postagem de Eustáquio, outros perfis de direita passaram a tratar como incompatível a presença do campeão olímpico no governo.
A Secretaria Especial do Esporte é dividida em quatro áreas: Secretaria de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social; Secretaria de Futebol e Direitos do Torcedor e Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem. Ainda não foi anunciado o substituto de Emanuel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário