> TABOCAS NOTICIAS : Apenas 30 cidades baianas não têm casos de covid-19

terça-feira, 30 de junho de 2020

Apenas 30 cidades baianas não têm casos de covid-19

Das 417 cidades baianas, 30 ainda não registraram infecções por covid-19, todas com população igual ou menor do que 20 mil habitantes. Essas cidades estão localizadas nas regiões sanitárias do centro-leste, centro-norte, oeste, sul e sudoeste. 

Só nessa última, 10 cidades ainda não foram contaminadas, cinco na microregião de Brumado e outras cinco na microregião de Guanambi. Esses dados foram obtidos através de um levantamento do Correio com algumas prefeituras municipais e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). 

No último boletim divulgado nessa segunda-feira (29), a Sesab ainda contabiliza 32 cidades não contaminadas pela covid-19. Esse número, na verdade, é menor, pois algumas prefeituras notificaram os casos nas últimas horas, o que deve ser atualizado nos próximos dias no boletim estadual. 

Das nove regiões sanitárias da Bahia, quatro já foram tomadas pelo novo coronavírus: Norte, Nordeste, Leste e Extremo-sul. Em todas as cidades que ficam no litoral baiano e na divisa da Bahia com outros estados também foram registrados casos da doença. 

Para o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pesquisador do portal Geocovid-19, Washington Rocha, esses dados refletem a interiorização da covid-19 na Bahia. “Percebemos que o histórico de espalhamento da doença se deu a partir de agrupamentos no litoral, que foram crescendo, e depois se espalhou rumo ao interior, principalmente ao logo das principais rodovias”, disse. O professor prevê que em cerca de 60 dias, todos os 417 municípios serão completamente atingidos. Confira, no final do texto, a lista das 30 cidades sem covid-19 e suas características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário