Só Notícia Boa
Foto: reprodução Nation
Uma vovó de 65 anos, que estava em estado grave, conseguiu vencer a Covid graças a um protocolo experimental de plasma, no Centro Médico Nacional La Raza, na Cidade do México – tratamento que já é feito no Brasil.
Hortensia é mãe de cinco filhos, tem onze netos e recebeu duas unidades de plasma por via intravenosa.
Cada unidade de plasma continha 200 mililitros e foi administrada a partir de dois doadores diferentes recuperados do COVID-19, o que também lhe permitiu superar a doença e mostrar bons resultados com um componente adverso no organismo.
As unidades de plasma foram fornecidas pelo Banco Central de Sangue, de acordo com a compatibilidade de doadores e receptores, e com seu consentimento prévio.
Protocolo Experimental
A Dra. María Dolores Ochoa Vázquez, chefe do Serviço de Pneumologia para Adultos do Hospital Geral do Centro Médico Nacional La Raza, informou que a dona Hortensia atendeu aos critérios de gravidade para iniciar o protocolo nacional experimental para transfusão de plasma de dois doadores recuperados do COVID-19.
Esse protocolo foi implementado no Instituto Mexicano de Seguridade Social – IMSS, com permissões de bioética e biossegurança para uso em pacientes infectados com coronavírus.
“Após a transfusão de plasma, Hortensia evoluiu satisfatoriamente, o respirador foi removido em 29 de abril e, quando conseguimos estabilizá-la, ela recebeu alta na tarde de 8 de maio”, disse a Dra. Ochoa.
Segundo a especialista, é necessário um número maior de doadores recuperados com o COVID-19, para beneficiar mais pacientes e oferecer a eles outra alternativa de tratamento. Leia mais em https://www.sonoticiaboa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário