> TABOCAS NOTICIAS : Mais de 390 mil inscritos vão fazer provas do Enem na Bahia

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Mais de 390 mil inscritos vão fazer provas do Enem na Bahia

Foto: Divulgação/Assessoria
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será realizada no domingo (3) em todo o país. Na Bahia, 395.437 mil inscritos vão participar do exame, segundo informação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem

Nesta primeira etapa, os candidatos vão fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tempo para a realização das 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação será 5h30. Os portões abrem às 12h, fecham às 13h e o início das provas será às 13h30.

Para ajudar na preparação para o Enem, muitos estabelecimentos e entidades de Salvador organizaram aulões. Alguns são gratuitos, enquanto outros são pagos.

Os candidatos do Enem devem ficar atentos pois só serão permitidas canetas pretas de tubo transparente. Além disso, alguns objetos não poderão ser levados nos dias das provas. Celulares e objetos eletrônicos devem ser desligados e guardados em envelopes lacrados. [Confira abaixo o que pode ser levado nos dias de provas do Enem]

A segunda etapa das provas será realizada no domingo seguinte, no dia 10 de novembro. Nessa data, os candidatos farão provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial deve ser divulgado no dia 13 de novembro e resultado individual está previsto para sair em janeiro de 2020.

Do total de inscritos na Bahia, 248.859 mil são mulheres e 146.578 mil são homens. As pessoas com idades entre 21 a 30, na Bahia, são maioria no Enem deste ano. Elas correspondem a 30,4% (120.204) dos inscritos.

A capital baiana foi a que teve o maior número de inscritos no estado, totalizando 87.894 candidatos. Seguido de Salvador, se destacam no número de participantes as cidades de Feira de Santana, com 26.116 inscritos, e Vitória da Conquista, com 15.081 candidatos. A maior parte dos candidatos confirmados é negra: 51,1% se autodeclararam pardos e 28,4%, pretos.

Novidades da edição 2019
Espaço com linhas para rascunho da redação
Espaço para cálculos no final do caderno de questões
Lanches levados pelos candidatos serão revistados

Horários:
Domingo – 3 de novembro
Duração da prova: 5h30
12h: abertura dos portões
13h: fechamento dos portões
13h30: início das provas
15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
18h30: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
19h: término das provas

Domingo – 10 de novembro
Duração da prova: 5h
12h: abertura dos portões
13h: fechamento dos portões
13h30: início das provas
15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
18h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
18h30: término das provas

O que pode levar para a prova do Enem 2019?
OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.
OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).
Em caso de roubo ou furto do documento: Candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.
Documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil: Candidatos poderão fazer a prova, mas devem ser submetam a uma identificação especial.
Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.
Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário.
Cartão de confirmação de inscrição: Não é obrigatório, contudo possui informações importantes como o endereço de aplicação da prova.
O que não pode levar para a prova do Enem 2019?

Documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos.
Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.
Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.
Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado.
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário