Foto: Divulgação/STJD
O futebol brasileiro passará por uma modificação após a Copa América. O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) punirá com multa ou até perda de pontos os clubes cujos torcedores entoarem cantos homofóbicos nos estádios. A medida atende à recente criminalização da homofobia no país estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a diretrizes da Fifa.
Segundo o Globoesporte.com, a corte enviará ofícios aos clubes durante a pausa propiciada pela competição continental que acontece no Brasil. “O tribunal está atento a essa questão. Em um primeiro momento, vamos exercer um papel pedagógico. O objetivo nunca foi e nunca será punir ninguém. E, sim, melhorar o espetáculo. O campo de futebol não é uma terra sem lei. Pelo contrário, é um lugar que tem de ser lúdico para que as pessoas possam se divertir e possam levar as suas famílias sem violência e atos discriminatórios e homofóbicos”, diz o presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já teve que pagar 123 mil francos suíços (cerca de R$ 450 mil) por causa dos mesmos gritos durante cinco jogos da Seleção como mandante durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário