AÇÕES CONTRA O TABAGISMO COMEÇAM PELA PREVENÇÃO
O uso do fumo continua em nossa sociedade, apesar das inúmeras campanhas de esclarecimento sobre os diversos problemas que ele desencadeia: 7 milhoes de mortes por ano no mundo sendo dessas, 890 mil de não fumantes; gastos anuais de saúde na ordem de 1 trilhão de dólares. Esses são alguns dos números divulgados pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas vivem, atualmente, com alguma doença ocasionada pelo tabaco.
Combater a iniciação, que ocorre no fim da infância ou início da adolescência é o caminho apontado pelos estudiosos. Dentro dessa perspectiva, o Grupo Se Toque realizou a Ação Social no dia 31.05.19 para chamar a atenção sobre o tema e lembrar à sociedade que todos podem contribuir na tarefa de conscientizar as crianças, desde muito cedo, sobre os perigos que o fumo representa para a vida e para o meio ambiente.
A praça José Bastos em Itabuna (BA), foi palco dessa ação que contou com o oferecimento de serviços à comunidade, a exemplo da aferição de pressão e teste de glicemia, orientações para os fumantes e não-fumantes, exposição de cartazes, protótipos e maquetes alusivos ao tema, alongamento com o educador físico professor Mateus,além de personagens vivos, teatro infantil e música para despertar nas pessoas que ali estiveram o quanto podemos fazer para melhorar nosso planeta.
Dentro desse contexto, houve a participação da Escola estadual CIOMF/Itabuna, através do seu Clube de Ciências Origem, que apresentou o projeto PROTEGER O MEIO AMBIENTE DOS EFEITOS TABAGISTAS: UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE. Coordenado e orientado pela professora Thereza Angélica Matos, tendo por protagonistas estudantes do 6º ao 9º anos e Ensino Médio, foi representado no evento pelo Professor Ismael e os estudantes pesquisadores: Thainá Gama, Gildevan Vieira e Brenda Lana. Foi um evento que contou com a participação de muitos e contou também com uma equipe de 9 alunas do curso de psicologia da FTC.
As apresentações musicais foram um gesto generoso dos artistas Anacy Arcanjo e Zenon Moreira. A intenção foi despertar nas pessoas o seu papel de guiar os pequenos, sejam filhos, sobrinhos, netos afilhados, amigos, já a partir dos tres anos de idade sobre um perigo que pode interferir negativamente em seu futuro.
O trabalho de conscientização do Grupo Se Toque continua e espera contar com mais voluntários para essas e outras causas. A sede da entidade fica na Rua Monsenhor Moisés, 181 - Pontalzinho e tem reuniões abertas às sextas-feiras a partir das 9 horas. Fica desde já o convite a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário