O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ontem, por unanimidade, manter a taxa básica de juros em 6,50%, em linha com o esperado.
No comunicado divulgado após a decisão, o colegiado ressaltou que as medidas de inflação subjacente se encontram em níveis “apropriados ou confortáveis”.
As projeções apontadas no comunicado indicam variações de inflação abaixo da meta para 2019, atingindo o centro apenas em 2020. Ou seja, o quadro é benigno para a variação dos preços no médio prazo.
Na avaliação do quadro internacional, a visão é de que o cenário segue desafiador. Em relação à atividade econômica brasileira, o Copom reforçou que a recuperação segue gradual.
No cenário com Selic constante no atual patamar e câmbio estável em R$/US$ 3,70 (nível médio da semana anterior à reunião), as previsões de inflação ficaram “em torno” de 3,9% para 2019 e 4,0% para 2020.
Cabe destacar que essas estimativas estão abaixo ou no centro das metas deste e do próximo ano, respectivamente, em 4,25% e 4,0%. CLIQUE AQUI para ler mais análise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário