> TABOCAS NOTICIAS : Família vive em dois municípios separados por uma rua

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Família vive em dois municípios separados por uma rua

A família de Maria Firmino vive em dois municípios diferentes, embora só precisem cruzar a PI-213 para se visitarem
Os moradores ouvidos nesta porção da região estão acostumados à vida que levam e dizem não querer mudança

por Maristela Crispim - Editora
O Município de Cocal dos Alves, no Estado do Piauí, tem uma população estimada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, em 6.054 habitantes, distribuída numa área de 324,863Km², tendo como limites os municípios piauienses de Cocal e Piracuruca, além da divisa com o Estado vizinho, pelo Município de Viçosa do Ceará.

Emancipado de Cocal em 1995, Cocal dos Alves é o Município do Piauí que mais perderia área caso a proposta de mudança piauiense entrasse em vigor, totalizando uma redução de 22,82% em seu território.

Identificação
"A população em si não acompanha essa discussão, mas também não existe tanta identificação com o Piauí. Já com Viçosa do Ceará, a proximidade é grande". A declaração é do secretário de Administração da Prefeitura de Cocal dos Alves, Francicleiton de Pinho. "Aqui, estamos a 54Km de Viçosa e 120 de Parnaíba", exemplifica.

"No acordo para a aquisição de uma faixa litorânea pelo Piauí, nunca foi fechado um limitador, daí restaram muitas dúvidas. Para se ter ideia, em Cocal dos Alves, algumas comunidades são recenseadas como Estado do Ceará", comenta.

Entre municípios
Francicleiton acrescenta que, além dos conflitos interestaduais, há muitas incertezas intermunicipais, e que essa é uma negociação difícil. Na comunidade de Jacarandá, por exemplo, de um lado da PI-213 é Cocal do Alves, do outro lado, é Cocal da Estação, ou simplesmente Cocal, ou seja, outro Município, com sua assistência de Saúde e Educação, entre outros. Leia mais em http://diariodonordeste.verdesmares.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário