Paris**Getty Images
Pesquisadores anunciaram neste sábado (6) que testaram uma vacina experimental contra o HIV, que provocou uma reação imunológica em humanos e protegeu macacos da infecção, uma notícia considerada animadora.
O desenvolvimento desta vacina potencial, segura para pessoas, está avançado o suficiente para que ela seja testada em 2.600 mulheres na África Meridional.
"Estes resultados representam uma etapa importante" para a criação de uma vacina, ressaltou o diretor do estudo, o virologista Dan Barouch, em um comunicado na revista médica The Lancet.
No entanto, advertiu que não há nenhuma garantia de que os próximos testes sejam positivos. "Devemos ser prudentes", declarou à AFP.
Dois terços dos macacos-rhesus que foram submetidos ao tratamento resultaram protegidos pela vacina nos testes de laboratório.
Os resultados dos testes mais amplos são esperados para 2021 ou 2022.
Trata-se do "quinto conceito de vacina" contra o HIV testado em 35 anos, segundo Barouch.
Outra, chamada RV144, demonstrou que protegia o homem do HIV até certo ponto. Em 2009, um estudo indicou ter reduzido em 31,2% o risco de infecção de 16 mil voluntários na Tailândia.
O estudo publicado no sábado foi realizado com 393 adultos em bom estado de saúde, soronegativos, de entre 18 e 50 anos na África Oriental, África Meridional, Tailândia e Estados Unidos. Alguns deles receberam um placebo. Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário