> TABOCAS NOTICIAS : Ceará faz cirurgia revolucionária de reconstrução vaginal com pele de tilápia

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Ceará faz cirurgia revolucionária de reconstrução vaginal com pele de tilápia

Quatro mulheres no Ceará passaram pelo procedimento de reconstrução vaginal com pele de tilápia. Inédita no mundo, a cirurgia muda diretamente a vida de mulheres portadoras da Síndrome de Rokitansky, doença que provoca alterações no útero e até ausência de parte da vagina. A estratégia revolucionária foi descoberta pelo médico e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Leonardo Bezerra, seguindo pesquisa liderada pelo professor doutor Manoel Odorico Moraes, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM). 

Condição rara, a agenesia vaginal incide em uma a cada 5 mil mulheres. O procedimento, ainda em fase clínico-experimental, é realizado com pacientes do Ambulatório de Adolescente da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), coordenado pela médica e professora titular de Ginecologia e Obstetrícia da UFC Zenilda Bruno. Equipe multidisciplinar da Meac e do NPDM trabalha no procedimento. 

As pesquisas começaram em janeiro 2016, após o professor Leonardo Bezerra ter acesso aos estudos originais do NPDM. "Eles tiveram sucesso com mais de 200 pacientes para o tratamento de grandes queimadas", destaca. Os estudos apontaram que a pele de tilápia é rica em colágeno tipo 1, fundamental para a predominância da pele humana. Leia tudo em http://www.netcina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário