Fernando Arbex*Colaboração para o UOL
Thael Peixoto/Arquivo Pessoal
Comerciantes e moradores da Avenida Desembargador André da Rocha, em Porto Alegre, vêm convivendo com cartazes diferentes colados em postes da via. Neles, há o aviso de que moradores armados estariam "prontos para atirar em bandidos", ilustrado por uma foto de duas mãos empunhando uma pistola para fora de uma janela.
A autoria dessas ameaças é desconhecida. Francisco, dono da Sapataria Roma, disse que nem tinha se dado conta desses cartazes e que os descobriu após ver uma reportagem na televisão. Já Rafaela, funcionária da Padaria Big Bem, considera que é possível que esses moradores armados nem existam, e que se trata de um blefe para assustar criminosos.
"Não faz eu me sentir mais segura", disse Rafaela. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul se prontificou por meio de sua assessoria de imprensa a emitir um posicionamento a respeito, o que ainda não ocorreu.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul afirma que não vem medindo esforços para diminuir a criminalidade em Porto Alegre, mas que a afixação desses cartazes em espaços públicos não é um assunto que cabe a ela responder. A capital do estado vem registrando números alarmantes de violência desde 2016, quando a força nacional de segurança foi mobilizada para patrulhar as ruas da cidade em setembro do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário