Segundo matéria divulgada pelo site da Veja, um grupo de cientistas conseguiu, pela primeira vez, eliminar o vírus HIV em animais, recorrendo a uma técnica de edição de genes.
A descoberta alcançada pelos cientistas da Lewis Katz School of Medicine em parceria com a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, se tornou mais um passo para alcançar a cura da doença em humanos.
Dr. Hu, diretor da investigação e coordenador do trabalho, explicou que a próxima fase é repetir em primatas o estudo que foi realizado, com sucesso, em ratos e futuramente de realizar ensaios clínicos em humanos.
“Confirmamos os dados de nosso trabalho anterior e melhoramos a eficiência de nossa estratégia de edição de genes. Nós também mostramos que a estratégia é eficaz em dois modelos outros dois tipos de roedores, um representando infecção aguda em células de rato e o outro representando infecção crônica ou latente em células humanas”, disse Dr. Hu.
Atualmente o tratamento que se tem contra o vírus HIV e de apenas impedir que se reproduza no organismo, controlando a doença, mas não eliminá-lo totalmente, como foi feito neste estudo em ratos. Fonte: Com informações da Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário