Sífilis, gonorreia e clamídia são doenças sexualmente transmissíveis provocadas por bactérias, geralmente tratadas com antibióticos. Porém, por causa do uso errado ou em excesso dessas drogas, os micróbios estão criando resistência aos medicamentos e reduzindo as opções de tratamento. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde anunciou nesta terça-feira a revisão das recomendações para o cuidado médico dessas doenças.
Estimativas apontam que 131 milhões de pessoas são infectadas anualmente pela clamídia, 78 milhões pela gonorreia e 5,6 milhões por sífilis. Das três doenças, a gonorreia foi a que mais desenvolveu resistência aos antibióticos. Cepas da bactéria que não respondem a qualquer medicamento disponível já foram detectados. Embora menos comum, a resistência da clamídia e da sífilis também já foi detectada, o que torna a prevenção a melhor estratégia.
Se não forem diagnosticadas e tratadas, essas doenças podem causar sérios problemas no longo prazo, sobretudo nas mulheres, que podem desenvolver doenças inflamatórias na região pélvica, gravidez ectópica e abortos espontâneos. Gonorreia e clamídia podem causar infertilidade, entre homens e mulheres. Infecções por essas três doenças também aumentam o risco de uma pessoa ser infectada pelo HIV. Leia AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário