Moldes de crânios feitos em uma impressora 3D com nylon estão ajudando médicos a realizar cirurgias craniofaciais mais rápidas e de forma mais precisa. A técnica é usada em Campinas (SP) no Hospital Sobrapar Crânio e Face, referência no Brasil no tratamento de crianças e adolescentes com deformidades, e também aprimora o treinamento de médicos residentes.
O material é mais fino, pode ser esterilizado e tem textura e resistência muito mais parecidas com a do osso humano do que os materiais usados anteriormente. A agilidade com o uso dos moldes reduz o tempo das cirurgias em 30%.
O Instituto Biofabris, sediado na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, está fornecendo há dois meses os novos moldes para a Sobrapar. O hospital tem parcerias com o Biofabris e o CTI Renato Archer para desenvolver materiais e tecnologias que modernizem o tratamento desses tipos de casos.
Essas novas técnicas e tecnologias, associadas a novos medicamentos, principalmente anestésicos, foram essenciais para a redução nas últimas décadas de quase dois terços no tempo das cirurgias. Leia AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário