Celular alienígena? Nada disso: apenas uma escultura | Reprodução/Facebook(Art Replik)
Semana passada, vários sites noticiaram que havia sido descoberto um "telefone celular" de 800 anos. Logo, pipocaram na internet teorias distintas para explicar o "achado" inusitado.
"Um estranho e maravilhoso telefone celular foi achado na Áustria. Esse estranho objeto foi descoberto em uma escavação na Áustria. Ele tem muitas semelhanças com a aparelhos wireless de hoje em dia", disse o site "Conspiracy Club".
"Essa é a prova de uma civilização avançada ou de viagem no tempo?", questionou o "Paranormal Crucible".
Uma versão, em particular, chamou atenção: o "celular" teria sido usado por extraterrestres. Muitos a levaram a sério. Outros, entretanto, chegaram a fazer piada: Como uma civilização capaz de fazer viagens interplanetárias usava um aparelho parecido com um antigo Nokia em vez de algo mais tecnológico como um iPhone?
A verdade, de acordo com o "Huffington Post", é uma só: o "celular de ETs" foi criado em 2012 pelo artista alemão Karl Weingärtner. É feito de barro. O escultor usou letras para dar um toque de escrita da Suméria (antiga civilização que habitava o sul da Mesopotâmia, atual sul do Iraque e Kuwait, durante a Idade do Cobre (ou Calcolítico) e a Idade do Bronze inicial).
Weingärtner postou foto da escultura no Facebook e ela acabou apelidada de"BabyloNokia". Alguns sites se apropriaram da "descoberta arqueológica" e as teorias da conspiração se alimentaram deles.
"A foto foi usada sem o meu conhecimento ou a minha autorização", disse o artista ao "Huffington Post". "Não era o que eu queria. Não acredito em óvnis e não acredito em alienígenas", acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário