A agência responsável pela regulação de alimentos e drogas nos Estados Unidos, FDA, anunciou nesta terça (16) que vai banir a gordura trans de todos os alimentos do mercado em três anos.
Em nota, o órgão afirmou que o uso de óleos vegetais parcialmente hidrogenados - principal fonte da gordura trans - não são considerados seguros para consumo humano.
Ela está presente com frequência em alimentos como pipoca de microondas, recheios de bolos e biscoitos, frituras e sorvetes. Com informações do BrasilPost
A gordura trans aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL).
A FDA estima que a medida deve evitar 20 mil infartos e 7 mil mortes por doenças cardio-vasculares por ano, nos EUA.
Desde 1950, a gordura hidrogenada é adicionada aos alimentos para estender sua validade e conferir cremosidade aos produtos.
A partir dos anos 1980, uma série de estudos mostram que a gordura hidrogenada, fonte da gordura trans, é altamente prejudicial à saúde.
Agora, os fabricantes terão três anos para reformular seus produtos ou pedir à FDA permissões específicas para o uso de gordura hidrogenada.
Desde 2006, os fabricantes são obrigados a assinalar as informações sobre gordura trans nas embalagens dos alimentos processados.
"A FDA estima que o consumo de gordura trans diminuiu 78% entre 2003 e 2012, e esta regra foi um fator chave para informar os consumidores e reduzir a gordura trans nos alimentos", afirmou a agência em um comunicado.
Vale lembrar que alimentos em que a gordura trans ocorre naturalmente, como laticínios e carnes, não estão inclusos na regulamentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário