REDAÇÃO ÉPOCA
Pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, liderados por Jaeyoun Kim, desenvolveram um microtentáculo robótibo capaz de laçar objetos minúsculos sem danificá-los. Na foto abaixo, o microrrobô em ação, laçando uma formiga. Na imagem mais abaixo, ele "captura" o ovo de um pequeno peixe sem esmagá-lo. Para se ter uma ideia de quão leve deve ser a laçada do robô, quando se usa uma pinça para pegar esse ovo, ele acaba danificado.
A estrutura do microtubo que compõe o tentáculo é feita com um tipo de polímero chamado elastômero (como o nome diz, com propriedades elásticas). Os cientistas conseguiram fazer o microtentáculo formar uma espiral de 185 micrometros de raio (o micrometro é a milionésia parte do metro), com força de 0,78 microNewton.
Para que serve um robô tão minúsculo? Para substituir a raquete e pegar mosquitos em casa? Não. A ideia dos pesquisadores é mais útil: um microrrobô com tentáculos que trabalham com leveza e precisão pode ajudar muito em microcirurgias.
A pesquisa foi publicada pelo site Scientifc Reports, do grupo Nature.
Nenhum comentário:
Postar um comentário