Fonte: Olhar Digital
Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center com especialistas indica que as expectativas atuais sobre a privacidade digital deverão desaparecer completamente até 2015.
“A privacidade está em oposição direta com os modelos de negócios das maiores empresas de internet. Ela não requer um login, data de nascimento ou nome de usuário, no entanto, estas empresas continuam a criar ‘jardins murados’ para criar informações que alimentam o seu fluxo de receita. Seus modelos de negócios não são simplesmente sobre publicidade e sim uma cerca de rastreamento”, explica Joe Touch, diretor do centro de pesquisas de informação da Universidade do Sul da California.
Os especialistas que participaram da pesquisa foram questionados sobre a segurança, a liberdade e a privacidade online e se haverá uma infraestrutura de direitos de privacidade de confiança por volta de 2025, ajudando as pessoas a protegerem seus dados pessoais facilmente.
Dos entrevistados, 55% disseram não acreditar que isso aconteça, enquanto 45% acharam esse um resultado razoável. Todos concordaram, no entanto, que há algo inerentemente público sobre a internet.
Um dos entrevistados sugeriu que, como a internet continua a se expandir, a própria ideia de privacidade vai se tornar algo do passado. “Infelizmente, vamos ter desistido de privacidade em 2025, ou vamos ter reinterpretado o seu significado”, explica o ativista da internet Ian Peter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário