Foto: Wikimedia Commons
Pesquisadores descobriram que a gratidão pode melhorar o bem-estar, a saúde e os relacionamentos das pessoas.
O psicólogo Erin Olivo, da Columbia University - autor do estudo publicado na revista Heart Internation - explica que as pessoas que vêem a gratidão como um traço de personalidade, mais do que como um estado, tendem a ser mais saudáveis e felizes.
"Elas têm fortes conexões sociais e sólidos relacionamentos. Há algumas evidências que as pessoas que são mais otimistas, ou têm uma atitude de gratidão têm uma imunidade mais alta", completa.
Doenças
O estudo descobriu que os pacientes cardíacos agudos, que passaram por intervenções psicológicas positivas, tiveram melhores resultados do que aqueles que não se submeterem às intervenções.
As dicas são da Fast Company:
1. Pratique isso
Pode parecer óbvio, mas a psicóloga Cherie Dortch diz que muitas vezes as pessoas estão focadas no que elas não têm e esquecem as milhares de razões que existem para serem gratas. "Sempre há algo para agradecer, mesmo durante os períodos mais difíceis", ela completa.
2. Adicione significado à gratidão
Quando você aprecia as coisas pelas quais você é grato, pode compreendê-las melhor e usá-las como ponto de conexão, tornando o ato de dar graças mais poderoso, diz ela.
Pense sobre o ato, ou a situação, o esforço que demandou para tornar isso uma realidade, o que desempenhou um papel nesta realização e como ele beneficia você. Use esse entendimento, aprofundando para adicionar mais significado à sua gratidão.
3. Escreva sobre ela
Todos os especialistas recomendam manter um diário de gratidão. Escrever as coisas pelas quais você é grato diariamente ajuda que você mantenha o foco nelas.
4. Escolha ser grato
Mesmo quando os tempos são difíceis, nós podemos tentar ser mais positivos e gratos. É preciso procurar ativamente e focar em coisas pelas quais podemos ser gratos.
5. Entenda as limitações
A gratidão pode ser uma força poderosa em nossas vidas, mas também é importante não pensar nisso como uma cura para tudo, ou uma desculpa para a negação. Não é útil ser grato por um cônjuge abusivo porque ele - ou ela - é agradável algumas vezes, ou para ser grato por circunstâncias nocivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário