Prestes a entrar em sua terceira etapa, o programa de habitação do governo do PT, “Minha Casa, Minha Vida”, não entregou ainda 19% das moradias que foram contratadas na primeira fase do programa de habitação popular, ainda na gestão do ex-presidente Lula. Muitas famílias estão há quatro anos para receber as chaves das casas ou apartamentos.
Levantamento aponta que das 1.005.128 unidades habitacionais contratadas entre 2009 e 2010, os últimos dois anos de Lula, 814.101 foram entregues. Ou seja, 191.027 famílias ainda esperam para entrar em suas moradias – para calcular o número de pessoas beneficiadas, o governo multiplica o número de famílias por quatro integrantes.
A reportagem apurou que 81.514 das moradias ainda estão em processo de construção; as outras estão concluídas, mas as chaves ainda não foram entregues às famílias.
Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, o programa começou sem a estrutura necessária para suportar o boom de obras por todo o País. Segundo ele, todos estavam despreparados: as três esferas de governo, os bancos públicos, os cartórios e as construtoras.
O governo diz que, em média, uma casa do programa leva um ano e meio para ser construída e que a entrega dessas unidades “residuais” da primeira etapa atrasou, principalmente, por conta do processo de legalização dos empreendimentos. http://www.fabiocampana.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário