Os Estados Unidos registram o maior gasto per capita em saúde do mundo, mas têm a pior performance no setor entre 11 nações industrializadas, segundo estudo do Commonwealth Fund, fundação baseada em Nova York que defende melhorias no atendimento de saúde.
O gasto per capita americano com saúde em 2013 foi em média de US$ 8.508, mais que o dobro dos US$ 3.405 registrados na Inglaterra, país que ficou em primeiro lugar no ranking. Os outros países abrangidos pelo levantamento são Austrália, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça.
Segundo a entidade, a principal diferença entre os Estados Unidos e os outros dez países analisados é a ausência de um sistema de saúde universal. Os americanos gastam parte significativa de sua renda na compra de seguros médicos e um número estimado em pelo menos 30 milhões de pessoas não têm nenhum tipo de cobertura.
O liberiano Thomas Duncan vinha do país que registra o maior número de casos de ebola do mundo e chegou a ter febre de 40°C durante sua consulta no Hospital Presbiteriano de Dallas, mas ele não tinha o que pode decidir o tipo de tratamento que um paciente recebe nos Estados Unidos: seguro-saúde. Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário